sexta-feira, 9 de abril de 2010

Abaetetuba realiza sétima edição do Miritifest






O município de Abaetetuba, no baixo Tocantins,  realiza de 9 a 11 deste mês, na Praça da Bandeira, o VII Miritifest. O evento, que nos últimos anos vem atraindo um número cada vez maior de visitantes e despertando a atenção da mídia nacional, é uma realização do Grupo Gestor do Miritifest, que inclui a Prefeitura Municipal de Abaetetuba, Associação Comercial e Empresarial, Associação dos Artesãos de Brinquedo de Miriti, Câmara dos Dirigentes Lojistas, Conselho da Mulher Empresária e Sebrae de Abaetetuba.




A programação do Miritifest tem como destaque a feira de exposição e venda de artesanato de miriti, mas seus realizadores também prepararam uma imperdível programação cultural com artistas da terra, seguindo a proposta de valorização da produção e dos aspectos culturais de Abaetetuba. A gastronomia local também será valorizada em estandes de comidas típicas a serem disponibilizados na Praça de Alimentação do evento, que deve receber mais de 30 mil pessoas. Os visitantes poderão saborear vinhos, doces, míngaus e outras delícias de miriti.

O Comitê Gestor do Miritifest também reservou atividades esportivas para os três dias do evento que terá competições e a tradicional Corrida de Batalhadores de Bicicleta, já que o Município e também conhecido como “terra da bicicleta”, pois é um meio de transporte mais utilizado pelos habitantes.

Símbolo do Círio de Nazaré, maior manifestação religiosa católica da Amazônia, o miriti (Mauritia flexuosa L.), por lei do Patrimônio do Pará, é matéria prima de produtos diversos, especialmente do artesanato paraense. Os brinquedos e outros objetos formatados com o miriti viajam o mundo e chamam a atenção pela beleza, leveza e colorido, graças à criatividade e profissionalismo dos artesãos paraenses, em particular dos artesãos de Abaetetuba, berço da arte em miriti.

A comercialização turística do Pará em grandes feiras e eventos nacionais e internacionais também ganha força com o artesanato de miriti, um incentivo para que os artesãos possam cada vez mais aprimorar seus trabalhos, despertar consciência ambiental para a preservação dos miritizeiros e ainda dar continuidade à cultura local, ao disseminar para os jovens essa prática.

O Miritifest, que teve sua primeira edição em 2004, é realizado tradicionalmente no mês de abril. Nos três dias de festa, Abaetetuba aproveita a oportunidade para demonstrar sua capacidade de gestão pública e empresarial. A arte e a cultura local são fortalecidas assim como as possibilidades de investimento no município e de geração de emprego e renda são ampliadas, graças à parceria entre o poder público, iniciativa privada e sociedade civil organizada, todos com a missão de garantir inclusão social e fortalecimento da cadeia produtiva local, como explica a prefeita de Abaetetuba, Francinnete Carvalho.  

Serviço: VII Miritifest


Data: 9 a 11 abril de 2010



Local: Praça da Bandeira - Abaetetuba-Pará


Informações para a imprensa : (91) 8842-8129 
Texto: Benigna Soares -Abrajet Pará
Fotos: Elivaldo Pamplona - Abrajet Pará 

Nenhum comentário:

Postar um comentário