sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Abaetetuba quer elevar IDH com fortalecimento de políticas públicas



O Programa de Fortalecimento das Capacidades em Desenvolvimento Humano será lançado dia 10 em Abaetetuba


O município de Abaetetuba, localizado no Nordeste do Pará, a 80 quilômetros de Belém, está entre os cinco municípios brasileiros contemplados pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). É o único da Amazônia que obteve a aprovação de projeto, em julho de 2009, intitulado Programa de Fortalecimento das Capacidades em Desenvolvimento Humano, na  modalidade de município de influência de grandes projetos e com baixos índice de arrecadação e IDH.   No próximo dia 10 diversas autoridades políticas e gestores da União, Estado e Municípios, assim como do Unicef, vão estar lá, à convite da Prefeita local, Francinete Carvalho, para o lançamento do referido programa.

Segundo a Secretária Municipal de Assistência Social de Abaetetuba, Rita Abreu, há 15 anos atuando na área da assistência, o município, que tem uma população superior a 130 mil pessoas, precisava de um incentivo como esse, vindo do PENUD e da Confederação Nacional dos Municípios (CNM). “A aprovação do nosso projeto é resultado de um trabalho articulado que já vinha acontecendo entre os órgãos gestores do município, em parceria com o setor privado e com as ONG´s. Agora vamos capacitar os agentes que já estão nesse linha de trabalho e vamos fortalecer nossas políticas públicas, especialmente trabalhar com as famílias”. Diz Rita.

Sueli Xavier, técnica de referência do PNUD em Abaetetuba explica que o lançamento do programa terá três momentos iniciais. O primeiro acontece na próxima terça-feira, dia 10, com o “Seminário Público sobre Desenvolvimento Humano”, a partir das 8 horas da manhã, na Escola Cristo Trabalhador. Cerca de 500 participantes do setor público, privado, Organizações Não Governamentais (ONG) e sociedade civil organizada são esperados para o evento.  Às 18 horas, na Praça da Bandeira, em frente à Prefeitura de Abaetetuba, um grande show com artistas locais vai marcar a apresentação do programa para a população em geral.  Poetas, cantores, e artistas diversos sobem ao palco com crianças do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) e outros que integram os projetos e programas de assistência social.

Sueli anuncia também  para o dia 11 (quarta-feira), os “Seminários Localizados”, com oficinas temáticas sobre os principais desafios de desenvolvimento de Abaetetuba (saúde, educação, enfrentamento da pobreza, aumento do IDH, etc). Os locais das oficinas são a escola NEPAN, na Praça da Conceição, voltada para o setor público, na escola São Francisco Xavier, com tema voltado às ONG´s e no mesmo local, a partir das 18 horas, para o setor privado.  No dia 12, a partir das 14 horas todos os envolvidos se encontram para realizar o plano de execução do Programa de Fortalecimento das Capacidades em Desenvolvimento Humano, relevando a escolha das prioridades do município para o desenvolvimento local, como explica Sueli. “Nossas metas são aumentar o Índice de Desenvolvimento Humano, reduzir a mortalidade infantil e o analfabetismo, aumentar a arrecadação e reduzir a pobreza,  combater a AIDS, rever a situação ambiental e, principalmente aumentar o emprego e a renda, já que embora estejamos em uma área de influência de grandes indústrias o desemprego é muito grande, pela falta de capacitação da mão de obra”. Alerta Sueli.

A prefeita de Abaetetuba, Francinete Carvalho, consciente dos graves problemas sociais do município que assumiu em janeiro deste ano, priorizou para este ano a solução de dois problemas: a implantação de um aterro sanitário para acabar com o problema do lixo na cidade, para o qual já adquiriu o terreno e iniciou a preparação do espaço e a adequação do matadouro local. Ambos causavam grandes problemas sociais, atraiam famílias vulneráveis socialmente e colocavam em risco a saúde e a vida da população. Com o Programa de Fortalecimento das Capacidades em Desenvolvimento Humano esses e outros desafios, a partir da capacitação dos agentes públicos, privados e de outros setores, vão ser enfrentados de forma integrada, garante a prefeita.


Sugestão de entrevista
Francinete Carvalho – Prefeita de Abaetetuba
Sueli Xavier – Técnica do PNUD - Abaetetuba / PMA
Rita Abreu  – Secretária Municipal de Assistência de Abaetetuba

Agendamento de entrevistas (91) 8842-8129  abaetetubanoticias@gmail.com

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Desenvolvimento

Abaetetuba foi o único município da Amazônia, um dos cinco do Brasil, a ser selecionado, este ano, pelo Programa de Fortalecimento das Capacidades em Desenvolvimento Humano, na modalidade de município de influência de grandes projetos e com baixos índice de arrecadação e IDH.   No próximo dia 10 diversas autoridades políticas e gestores da União, Estado e Municípios vão estar lá, à convite da Prefeitura local, no lançamento, que conta também com representantes do Unicef.