quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Abaetetuba: Cerca de 500 pessoas participaram de lançamento do Programa de Fortalecimento de Capacidades em Desenvolvimento Humano

UNICEF, PNUD, CNM e outros representantes prestigiaram o lançamento nesta terça

Foi lançado na manhã desta terça-feira, dia 10, no município de Abaetetuba, o Programa de Fortalecimento de Capacidades em Desenvolvimento Humano, aprovado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD)  e Confederação Nacional dos Municípios (CNM). Participaram do seminário de abertura, na Escola Cristo Trabalhador, cerca de 500 pessoas entre líderes comunitários, dirigentes de indústrias,  organizações não governamentais, representantes de igrejas, vereadores, senador, entre outros. À noite um show com artistas da terra coroou o lançamento.
“Este é um projeto de extrema importância pois Abaetetuba já aderiu ao Selo Unicef – Município Aprovado e já vem dialogando conosco no sentido de garantir que a criança seja prioridade absoluta. Este novo programa do PNUD e da CNM complementa essa meta”. Diz Sônia Gama, representante do Unicef – Fundo das Nações Unidas para a Infância.

Marsden Paz, representante da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) falou aos abaetetubenses que devem sentir orgulho de receber um programa com amplas possibilidades de desenvolvimento. “A CNM trabalha o desenvolvimento político e econômico de mais de quatro mil municípios em todo o Brasil.  Abaetetuba foi escolhida principalmente pela capacidade de articular os três setores: iniciativa privada, pública e sociedade civil organizada”. Afirma Marsden.
Membros da Associação de Artesãos de Brinquedos de Miriti de Abaetetuba (ASAMAB) se sentem contemplados pelo programa desde o primeiro momento em que foi pensado para o município “apoiamos o projeto porque fomos convidados pela prefeitura para ajudar desde a elaboração. O programa vem somar com ações que já desenvolvemos, ao divulgar Abaetetuba através do artesanato”. Afirmou Desidério Neto, presidente da ASAMAB, que existe há sete anos no município e tem 141 associados.

A prefeita Francinete Carvalho lembrou que Programa de Fortalecimento de Capacidades em Desenvolvimento Humano “preconiza a valorização do ser humano, os oito objetivos do milênio, que passam pela educação, saúde, combate à fome e aos crimes ambientais, entre outros. Alertou que só será possível a implementação com sucesso, para que sirva de modelo ao Brasil a população aderir”. Afirmou Francinete.

Glayson Ferrari, representante do PNUD no evento acompanha desde o início o processo. “Foram 150 municípios convidados, 60 apresentaram propostas dos quais selecionamos 16  para visitarmos. São quatro os selecionados em todo o Brasil e entre eles está Abaetetuba, único da  Amazônia”. Explicou Glayson, que fica em Abaetetuba até a próxima sexta-feira acompanhando a realização de oficinas voltadas aos setores público, privado e sociedade civil organizada, já como etapa de aplicação do programa., quem em dois anos deve resultar em um amplo diagnóstico. “Abaetetuba é município piloto nesta experiência das Nações Unidas, e tem a responsabilidade de dar certo, para que seja referência aos municípios vizinhos, ao Brasil, aos países vizinhos”. Conclui Glayson.
TEXTO: BENIGNA SOARES
FOTOS: ELIVALDO PAMPLONA

Nenhum comentário:

Postar um comentário